Post originalmente publicado por Gabriel Bernardes em QuidditchPost, em Fevereiro de 2017. Link.
Texto postado integralmente sem alterações para fins de divulgação.
Duas presenças ilustres foram de Ana Barciela (Macquarie Marauders/AUS) e Vinícius Costa, que deram os workshops em ambos os dias, compartilhando sua experiência e conhecimento em: regras e arbitragem, o pomo e o apanhador, fundamentos do quadribol e a importância dos gêneros no quadribol. Suas palestras e treinos certamente aumentarão o nível de treinamento nas equipes brasileiras e ajudarão a preparar os jogadores locais para as próximas Copa do Mundo da IQA e Copa del Sur da Confederación del Sur - Quidditch (CSQ).
Texto postado integralmente sem alterações para fins de divulgação.
Jogos de Verão ABRQ 2017 no Rio | Foto: Raíssa Teo |
No último final de semana, pela primeira vez, um dos países que participaram da última Copa do Mundo da IQA realizou seu primeiro evento nacional de quadribol. A Associação Brasileira de Quadribol (ABRQ) organizou, no Rio de Janeiro, os Jogos de Verão 2017, um passo importante para um NGB (Corpo de Governança Nacional) em desenvolvimento localizado em um país quase do mesmo tamanho do continente europeu.
Tendo chegado em 20º lugar na Copa do Mundo sem suplentes, a seleção brasileira tinha apenas um jogador que mora de fato no país, Vinícius Costa (ex-jogador do Southampton QC/RU). A falta de apoio universitário ou governamental, assim como os custos e a burocracia para a formalização da ABRQ são os obstáculos mais relevantes nos processos do desenvolvimento do esporte e do engajamento de um número significativo de jogadores. Além disso, a dificuldade em viajar através do país atrapalha constantemente a ambição dos membros da associação. Apesar de tudo isso, nos dias 28 e 29 de janeiro, pessoas de Brasília e São Paulo encontraram-se com os jogadores locais no Rio de Janeiro para workshops e torneios fantasy.
Ana Barciela e Vinicius Costa dando workshop sobre regras e arbitragem. | Foto: Raíssa Teo |
Torneio Fantasy | Foto: Raíssa Teo |
Nos dois dias, o torneio fantasy reuniu apenas dois times, mas mesmo assim mostrou-se divertido para aqueles que estiveram lá. Com Vinícius e Ana, ambos árbitros certificados da IQA, os jogadores aprenderam sobre a regra e tática enquanio jogavam partidas em padrões oficiais.
Ao final, os Jogos de Verão se tornaram um grande sucesso, já que o quadribol brasileiro atraiu novos jogadores e foi capaz de realizar um evento de excelente qualidade, apesar das dificuldades pelo caminho. Contudo, ainda há uma dura estrada pela frente, e novas ações são esperadas para manter a engrenagem em movimento.
Comentários
Postar um comentário