Como falar com seus amigos e família sobre: QUADRIBOL!






Texto originalmente publicado por KERRI DONNELLY em USQ, em Dezembro de 2015. Link.
Tradução livre feita pela equipe qBR com adaptações.

13895583_1721284578123808_6110314481174524162_n-1
Você tentando explicar Quadribol. Foto por Bruggeling Quidditch Photography


Todos sabemos o pânico que bate quando você está cara a cara com um parente distante, que você só vê nas férias ou feriados e é obrigado a manter uma conversa fiada.
Você pode até manter uma conversa sobre o clima por um tempo: "será que chove?"
Até que alguém pergunte o que você tem feito...aí vem mais pânico: como explicar para alguém sobre a vida e prática do quadribol BR?
Não tema! A USQ¹* (e o qBR) estão aqui para te ajudar a passar por aquele momento estranho quando você tenta explicar quadribol para seus amigos e família!

  1. Quadribol é primeiramente e acima de tudo um esporte!

Levando em conta que você não teria um tempo para entrar em uma discussão aprofundada sobre regras, posições e estratégias – Eu acho que a maneira mais fácil de explicar quadribol para família é com analogias à esportes ‘trouxas’. “É um tipo de basquete com contato. Imagina rugby, com vassouras! O pomo na verdade é alguém que pratica atletismo ou um bom lutador. ”
Mesmo o fato de usar vassouras pode ser explicado usando conceitos pré-existentes, apenas compare com outras desvantagens e limitações como usar a mão no futebol somente na lateral, ou um drible e manuseio ilegal dentro do basquete. As vassouras apenas tornam o esporte mais difícil e fazem de quem pratica, atletas melhores!
  1. Mas também é um evento social?

Quadribol é parte evento social tanto quanto esporte, e as amizades que se faz jogando quadribol são incomparáveis (afinal eles também estão lendo esse manual agora...). Além da camaradagem que você pode encontrar em outros times esportivos, quadribol oferece uma comunidade única fundada nos princípios da inclusão, imaginação e integridade. Você sempre vai querer pisar em campo na melhor versão de si mesmo.
E é claro a "Regra 9 ¾" e a Máxima de Orientação cultivam uma comunidade inclusiva que reforça o respeito acima da identidade de gênero e orientação de cada um, enquanto simultaneamente une fortes amizades e experiências inesquecíveis...se isso não for algo para conversar com a vó ou com o tio João do churrasco, eu não sei o que é.
  1. E sim, também é sobre Harry Potter.

Costumamos esquecer sobre nosso antepassado fictício, mas para algumas pessoas a porta de entrada é através de HP. Eu sei que “quadriboleiros” (é o mais perto que achei de ‘quiddkids’) podem deixar de lado a menção do “Garoto sob a escada” em um esforço de fazer o quadribol um esporte legítimo, mas as vezes vale a pena dar honras aos livros.
Talvez sua família tenha visto ‘A Pedra Filosofal’ na Globo, ou seu primo mais novo acabou de ler à série... você vai se surpreender ao ver o quanto Harry Potter pode unir as pessoas, mesmo depois de todos esses anos.

13769466_557584077759954_4393665699234354707_n
Você quando consegue explicar Quadribol. Foto por Ajantha Abey Quidditch Photography
  1. Lembre-se: Ações valem mais que palavras

Quando as palavras falharem, você sempre poderá mostrar para seus amigos e família, sobre  o que exatamente está animado. Agora, eu não quis dizer necessariamente para você puxar uma bola murcha de volley e sair arremessando em um aro no seu quintal, mas...você pode tentar mostrar alguns vídeos do Youtube e fotos de páginas para mostrar.
O Canal da USQ tem uma variedade de vídeos, todos conhecemos Billy Quach como o mestre dos vídeos de Melhores Momentos, e a Eighth Man é outra grande fonte de filmagens. Então dê a si mesmo um tempo para pegar fôlego, se sirva da sobremesa e deixe o esporte falar por você.
Afinal, quadribol meio que se vende sozinho, não é mesmo?

Comentários